Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 08/02/2014

Dubai Tour e Étoile de Bessèges

Hoje viveram-se as últimas pedaladas lusas no Dubai Tour, com vitória da etapa para Marcel Kittel (GIA) e da geral por Taylor Phinney (BMC). Em Étoile de Bessèges, o triunfo na meta sorriu novamente a Bryan Coquard (EUC) e a aventura só termina amanhã para os irmãos Gonçalves (LPM).

Nos quatro dias do Dubai Tour (crónica etapa 4) os corredores portugueses estiveram sempre em destaque, principalmente nas três etapas em linha. Em fuga, no comando do pelotão ou no ataque pela vitória da etapa, todos os ingredientes estiveram ao alcance dos seus pedais. Do WorldTour evidenciou-se Fábio Silvestre (TFR), incansável no trabalho em equipa na frente do pelotão, e Rui Costa (LAM), realizando um ataque de arco-íris na penúltima jornada e sendo o melhor classificado na geral a fechar o Top 15.

Rui Costa (Foto www.dubaitour.com)

Quanto à continental Banco BIC-Carmim, a equipa mostrou-se à altura do desafio. O jovem Rafael Reis foi o melhor colocado na geral, terminando na 48ª posição. A formação conseguiu estar por dois dias consecutivos na fuga da jornada com Diogo Nunes e Walter Pereira, tendo o primeiro lutado pela vitória dos sprints intermédios até à última pedalada. O objectivo não foi cumprido, mas não deixaram de batalhar por ele, colocando toda a equipa na frente do pelotão no derradeiro dia de competição. Se essa classificação não foi alcançada, outro objectivo foi superado. A equipa mostrou-se presente e fez-se notar no pelotão internacional, levando além-fronteiras o que de bom Portugal tem no ciclismo: os corredores, as bicicletas Jorbi e também o equipamento PaCto. Tavira pode orgulhar-se dos seus heróis, tal como o director desportivo Vidal Fital reflecte nas suas palavras: «Não conseguimos a camisola dos sprints especiais pela qual lutámos, mas todos os dias a equipa teve visibilidade na corrida. Esta presença no Dubai vem na sequência dos contactos internacionais, que muito valorizam os corredores e dão nome e projecção a Tavira e ao Banco BIC-Carmim. Esta competição vai ser importante para as próximas corridas, além dos corredores saírem daqui moralizados por esta magnífica experiência». 

Banco BIC-Carmim no Dubai Tour (Foto CCTavira)

Na competição francesa, o triunfo em Étoile de Bessèges pertenceu a Bryan Coquard (EUC) no final dos 156,3 km, que ligaram Goudargues a Laudun, mantendo a liderança Sander Helven (TSV). Os irmãos Gonçalves da equipa La Pomme Marseille13 superaram a jornada constituída por três prémios de montanha de 2ª cat., em Côte de Sabran e duas passagens pelo Mur de Laudun, terminando ambos inseridos no pelotão. Domingos Gonçalves cruzou a meta em 22º e José Gonçalves no 33º lugar. A prova termina amanhã com um contra-relógio individual de 11 km em Alés.

Nos próximos dias, Portugal irá contar no Challenge Mallorca (09-12/Fev) com André Cardoso (Garmin-Sharp), José Mendes e Tiago Machado (NetApp-Endura), Nelson Oliveira e Rui Costa (Lampre-Merida), esta última dupla apenas nos dois últimos dias. Também no Tour do Brasil (09-16/Fev) irá pedalar a equipa continental lusa OFM-Quinta da Lixa com Samuel Caldeira, João Matias, Hélder Oliveira, Gustavo Veloso, Eduard Prades e Arkaitz Durán.
Resultados
Etapa 4 Étoile de Bessèges
1 Bryan Coquard (Fra) Europcar 3:41:28 [42,340 km/h]
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol) m.t.
4 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
5 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr m.t.
6 Romain Feillu (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
7 Carlos Julian Quintero (Col) Colombia m.t.
8 Jean-Pierre Drucker (Lux) Wanty-Groupe Gobert m.t.
9 Björn Leukemans (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
10 Tobias Ludvigsson (Swe) Giant-Shimano m.t.
22 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
33 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Clément Koretzky (Fra) Bretagne-Séché Environement
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Bryan Coquard (Fra) Europcar
Equipas: Bretagne-Séché Environnement

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 14:27:24
2 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:05
3 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
4 Bryan Coquard (Fra) Europcar +0:14
5 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:18
6 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr m.t.
7 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:26
8 Clément Koretzky (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale +0:28
10 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol +0:30
23 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:34
31 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.