Avançar para o conteúdo principal

Fev/2014: equipas e ciclistas lusos pelo mundo

O mês de Fevereiro foi recheado de ciclistas lusos em diversas provas espalhadas pelos continentes europeu, americano e asiático. Além dos corredores internacionais, as equipas continentais Banco BIC-Carmim e OFM-Quinta da Lixa disputaram provas além-fronteiras.

No plano internacional, os irmãos Gonçalves (La Pomme Marseille13) demonstraram nas provas em França um bom início de temporada. Ambos pedalaram em Étoile de Bessèges, onde José Gonçalves teve a sua melhor participação, mais à imagem das suas características do que no GP La Marseillaise. Em estreia na formação francesa, Domingos Gonçalves revelou uma excelente adaptação ao novo pelotão, destacando-se o seu trabalho de equipa no Tour Méditerranéen e Tour du Haut Var-Matin.

Ainda no que concerne aos internacionais, também Rui Costa e Nelson Oliveira (Lampre-Merida), José Mendes e Tiago Machado (NetApp-Endura), André Cardoso (Garmin-Sharp) e Bruno Pires (Tinkoff-Saxo) deram início à temporada na estrada. O campeão do mundo Rui Costa deu nas vistas e não só pelo arco-íris, disputando os lugares cimeiros logo no primeiro desafio em estreia no calendário, o Dubai Tour, e também nas provas do Challenge Mallorca em Espanha, onde o companheiro Nelson Oliveira se mostrou fundamental na boa exibição da equipa italiana.

Neste papel de trabalho em prol do líder, Bruno Pires é um dos mais destacados na Tinkoff-Saxo, como bem mostrou não apenas no Dubai, mas também com Sérgio Paulinho na Volta ao Algarve na conquista do 2º lugar do pódio pelo espanhol Alberto Contador. Já André Cardoso estreou-se pela Garmin-Sharp em território espanhol, bem conhecido dos seus pedais pela sua anterior equipa Caja Rural, sobressaindo no Trofeo Serra de Tramuntana do Challenge de Mallorca. Aqui, a dupla José Mendes e Tiago Machado teve algo a dizer nas também primeiras pedaladas do ano, com o segundo a subir ao pódio pela primeira vez pela esquadra alemã no Trofeo Playa de Muro com a vitória da classificação do combinado.

Com as pernas rodadas do mês anterior no Tour de San Luis, o jovem Fábio Silvestre (Trek Factory Racing) destacou-se em duas frentes em Fevereiro. No Dubai Tour esteve na frente do pelotão a protagonizar incansáveis perseguições para terminar com as fugas, que colocavam os objectivos da equipa em perigo. Na Vuelta a Andalucía pôde mostrar as qualidades de sprinter, estando na frente pela vitória em duas das cinco etapas.

Relativamente às equipas lusitanas além-fronteiras, a esquadra Banco BIC-Carmim fez-se notar no Dubai Tour disputando a camisola dos sprints intermédios com Diogo Nunes. Embora o objectivo não tenha sido cumprido, toda a equipa se mobilizou num trabalho incansável em fuga ou na frente do pelotão para o alcançar e teve no jovem Rafael Reis o melhor classificado na geral.

Semelhante papel de destaque teve a OFM-Quinta da Lixa no Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. Apesar da formação de Sobrado ter terminado a prova apenas com dois corredores, Samuel Caldeira e Gustavo Veloso, esse facto não conta a brilhante exibição que todos os elementos protagonizaram nas oito etapas, fazendo parte das fugas diárias e terminando entre os quinze primeiros a cruzar a meta nos diversos dias.

Ambas as equipas lusas mostraram-se fortes e essa força veio trazer boas prestações em Portugal, nomeadamente na internacional Volta ao Algarve. A primeira subiu ao pódio com Valter Pereira (BBC), vencedor da montanha. A segunda (OFM) agarrou o 3º lugar na geral por equipas. Aliás, a Algarvia entregou todas as classificações secundárias a portugueses, vencendo as metas volantes César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e os pontos Rui Costa (Lampre-Merida), que ainda somou três segundos lugares em etapas e o 3º lugar na geral. Acrescentou-se ainda o destacável espanhol Edu Prades (OFM), que esteve entre os corredores do ProTour a disputar a linha de meta na quarta posição em duas etapas e terminando na geral em 7º lugar, bem como os portugueses Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) em 10º e Ricardo Vilela (OFM) em 13º na geral.

Banco BIC-Carmim na Volta ao Algarve (By ©NigelGoodenough)

02/Fev, GP La Marseillaise
1 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:34:18
80 José Gonçalves (Por) LPM +06:26

05-08/Fev, Dubai Tour
1 Taylor Phinney (USA) BMC 9:31:33
15 Rui Costa (Por) LAM +0:48
34 Nelson Oliveira (Por) LAM +1:34
48 Rafael Reis (Por) BBC +2:01
70 Bruno Pires (Por) TCS +3:21
81 Daniel Mestre (Por) BBC +4:33
82 João Pereira (Por) BBC +4:34
85 Fábio Silvestre (Por) TFR +4:45
92 Henrique Casimiro (Por) BBC +5:11
94 Amaro Antunes (Por) BBC +5:22
100 Bruno Sancho (Por) BBC +6:09
119 Valter Pereira (Por) BBC +16:04
124 Diogo Nunes (Por) BBC +21:39

05-09/Fev, Étoile de Bessèges
1 Tobias Ludvigsson (Swe) Giant-Shimano 14:43:35
22 José Gonçalves (Por) LPM +0:50
34 Domingos Gonçalves (Por) LPM +1:08

09-12/Fev, Challenge Mallorca
Trofeo Palma
1 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida 2:29:12
48 André Cardoso (Por) GRS m.t.
Trofeo Ses Salines
1 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida 4:07:53
X
Trofeo Serra de Tramuntana
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 3:59:51
18 André Cardoso (Por) GRS m.t.
20 Rui Costa (Por) LAM +0:31
39 José Mendes (Por) TNE +1:54
51 Tiago Machado (Por) TNE +6:12
65 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:12
Trofeo Playa de Muro
1 Gianni Meersman (Bel) Omega Pharma-Quick Step 3:50:07
18 Rui Costa (Por) LAM +0:09
34 Tiago Machado (Por) TNE +3:01 [Clas. Combinado]
42 André Cardoso (Por) GRS m.t.
109 José Mendes (Por) TNE +16:40
DNF Nelson Oliveira (Por) LAM

09-16/Fev, Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo
1 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest 21:54:38
50 Samuel Caldeira (Por) OFM +37:59
56 Gustavo Veloso (Esp) OFM +53:24
DNF Ricardo Vilela (Por) OFM
DNF Eduard Prades (Esp) OFM
DNF Arkaitz Durán (Esp) OFM
DNF João Matias (Por) OFM
DNF Hélder Oliveira (Por) OFM

13-16/Fev, Tour Méditerranéen
1 Steve Cummings (GBr) BMC 16:31:59
42 Domingos Gonçalves (Por) LPM +4:55

19-23/Fev, Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 18:47:45
91 Fábio Silvestre (Por) TFR +24:38 [8º e 13º ao sprint em 2 etapas]

19-23/Fev, Volta ao Algarve
Resultados última etapa e geral aqui

22-23/Fev, Tour du Haut Var-Matin
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 9:05:30
46 Domingos Gonçalves (Por) LPM +3:10

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.