Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 06-02-2014

Dubai Tour e Étoile de Bessèges

O ciclismo é um desporto cada vez mais apreciado em qualquer parte do mundo e da França ao Dubai há lugar para desfrutar das pedaladas lusas. Hoje, Diogo Nunes (BBC) esteve em destaque na fuga do dia no Dubai Tour e os irmãos Gonçalves (LPM) concluíram mais uma etapa em Étoile de Bessèges.

A segunda etapa no Dubai Tour (crónica) foi disputada num sprint em plena Palm Jumeirah, onde o alemão Marcel Kittel (GIA) triunfou com supremacia. Até ao cruzar da meta, uma fuga de três aventureiros contou com a presença do luso Diogo Nunes, que tudo fez para dignificar o nome da equipa continental Banco BIC-Carmim, facto realçado pelo companheiro Daniel Mestre (BBC):  «O ‘nosso’ Diogo Nunes entrou hoje na fuga do dia dignificando Tavira e os nossos patrocinadores, damos sempre o nosso melhor em prol da equipa. Foi uma etapa com muito vento e os últimos 40 km a alta velocidade e com estradas bastante sinuosas. As sensações foram razoáveis para o início de época, amanhã a luta continua».

Também Rafael Reis (BBC), o melhor classificado da equipa na geral, realçou o trabalho do grupo neste dia: «Uma etapa em que o nosso homem do dia foi o Diogo Nunes, que foi na fuga do dia e a pouco menos de 15 km da meta, numa altura em que se ia muito rápido, me deu a sua bicicleta! Agradeço também ao Walter Pereira por ter esperado por mim e ajudar-me a entrar novamente no pelotão! Se não fossem eles, hoje teria perdido tempo».

Entre os portugueses do pelotão no Dubai, os primeiros a cruzar a meta foram os companheiros na italiana Lampre-Merida, o campeão do mundo Rui Costa e Nelson Oliveira, integrados no pelotão com o mesmo tempo de Kittel. São igualmente os primeiros lusos na geral, em 24º e 32º lugar respectivamente, a menos de 1m do líder Taylor Phinney (BMC).

Diogo Nunes (BBC) na fuga do dia (Foto www.dubaitour.com)

Por terras francesas, a vitória na segunda etapa de Étoile de Bessèges coube a Nacer Bouhanni (FDJ), num sprint frente a John Degenkolb (GIA) e Yauheni Hutarovich (ALM). A jornada viveu-se ao longo de 149,3 km entre Nîmes e Saint-Ambroix, com os irmãos José e Domingos Gonçalves (LPM) a finalizarem mais um dia inseridos no pelotão e a subirem várias posições na geral individual.

Resultados
Etapa 2 Étoile de Bessèges
1 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr 3:32:55 [42,070 km/h]
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
4 Romain Feillu (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
5 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
6 Jelle Mannaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
7 Benjamin Giraud (Fra) La Pomme Marseille13 m.t.
8 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Jean-Pierre Drucker (Lux) Wanty-Groupe Gobert m.t.
10 Erwann Corbel (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
24 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
27 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Juventude: Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction
Equipas: Bretagne-Séché Environnement

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 6:59:45
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
5 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:16
6 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr +0:24
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:28
8 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale +0:30
9 Clément Koretzky (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:32
10 Axel Domont (Fra) AG2R La Mondiale +0:33
26 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:34
36 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.