Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 05-02-2014

Ao longo dos próximos dias, Portugal está presente em duas provas bastante distintas: Dubai Tour e Étoile de Bessèges. No asfalto dos Emirados Árabes Unidos a primeira vitória teve sabor americano com Taylor Phinney (BMC), já em França o sabor foi belga com Sander Helven (TSV).

A primeira etapa no Dubai Tour (crónica) pedalou-se num contra-relógio individual de 10,1 km. Entre os quatro internacionais lusos do WorldTour, Rui Costa (LAM) foi o mais veloz a chegar à meta: «Foi difícil manter a velocidade elevada no sector final, porque o vento fazia-me abrandar muito. As sensações foram de encontro ao esperado, de qualquer forma alguns segundos a menos não teria sido mau». O jovem Rafael Reis (BBC) foi o primeiro dos oito corredores da equipa lusitana Banco BIC-Carmim a terminar a prova: «Não me senti muito bem durante todo o percurso e as sensações não foram muito boas. O vento forte também me tirou a possibilidade de conseguir um melhor resultado, ao que se juntou algum nervosismo por ter partido entre os melhores do mundo e quando a corrida se decidia». Ambos campeões nacionais na especialidade, elite e sub-23, terminaram a 47s e a 1m20s de Phinney respectivamente.

Rafael Reis (Foto www.ciclismodetavira.pt)
Do sol do deserto passamos para o tempo encoberto e chuvoso em Étoile de Bessèges, onde os gémeos José e Domingos Gonçalves (LPM) disputaram os 154,5 km entre Bellegarde e Beaucaire da primeira etapa da prova francesa. Uma fuga de seis aventureiros, iniciada aos primeiros quilómetros, alcançou o êxito pretendido, mas a vitória só podia sorrir a um herói e Sander Helven (TSV) imperou perante os companheiros de fuga. Em estreia na La Pomme Marseille 13, Domingos Gonçalves juntou-se este ano ao irmão José Gonçalves na equipa francesa. Ambos terminaram esta primeira etapa integrados no pelotão, cruzando a meta a 22s do vencedor.

www.etoiledebesseges.com
Resultados
Etapa 1 Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:27:02 [44,750 km/h]
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles m.t.
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:04
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:22
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Sub-23: Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems
Equipas: Topsport Vlaanderen-Baloise

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:26:50
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:16
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:34
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.