Avançar para o conteúdo principal

Bis de Kwiatkowski na 3ª etapa Volta ao Algarve

Pelo segundo dia consecutivo a vitória sorriu a Michal Kwiatkowski. O jovem polaco da Omega Pharma-Quick Step voou para a conquista da 3ª etapa, brilhando ainda mais no pódio com a amarela da Volta ao Algarve.

No contra-relógio, os últimos são os primeiros. Assim sendo, o luso rei da montanha Valter Pereira (BBC) fez as honras da casa e abriu a jornada do esforço individual de 13,6 km entre Vila do Bispo e Sagres. Cerca de três horas mais tarde partiu o último corredor envergando a camisola mais desejada… o líder Kwiatkowski (OPQ).

Michal Kwiatkowski (By © Bettini Photo)

Apesar do traçado plano, os corredores tinham de ter em atenção os derradeiros dois quilómetros mais técnicos e o troço em pavé perto da chegada à Fortaleza de Sagres, bem como o vento por se pedalar junto à costa algarvia. O Monumento Nacional esperava os ciclistas, que um a um cruzaram a linha na fortificação de Sagres, antes palco de defesa do território contra ataques de corsários no séc. XV, hoje cenário de ataque à liderança da Volta ao Algarve.

A equipa belga mostra a cada jornada que veio a Portugal para vencer a Algarvia e hoje não foi diferente. Michal Kwiatkowski (OPQ) arrasou toda a concorrência no esforço individual, pedalando o curto esforço individual em 14m03s, a uma média invejável de 58,078 km/h, sendo também o mais veloz no ponto intermédio. O italiano Adriano Malori (MOV) foi quem se aproximou mais do primeiro lugar, terminando a 11s com o 2º melhor tempo. A fechar o pódio da etapa, o campeão do mundo na especialidade Tony Martin (OPQ) ficou a 13s do companheiro de equipa.

Com as atenções centradas nos primeiros heróis da geral, o espanhol Alberto Contador (TCS) defendeu-se bem na jornada ao finalizar em 4º lugar a 20s de Kwiatkowski (OPQ), subindo à 2ª posição na geral e destronando o campeão do mundo para 3º. O luso Rui Costa (LAM) pedalou o 12º melhor tempo, gastando mais 34s, permanecendo no pódio da geral e na liderança dos pontos, além de se ter destacado novamente como o melhor luso em prova.

Quanto às pedaladas de quem joga em casa, a OFM-Quinta da Lixa continuou a ser a mais forte entre as portuguesas, ocupando o 6º lugar da geral num total de 20 equipas em competição. Soma ainda o facto de ser a única esquadra lusitana com um corredor nos dez primeiros, o espanhol Edu Prades (OFM). Destaque também para a prestação do luso Hugo Sabido (LAA) como o primeiro corredor das equipas nacionais a terminar a luta contra o relógio, gastando mais 55s no 32º lugar. O companheiro de equipa Edgar Pinto (LAA) perdeu a 5ª posição na geral, descendo para 11º.

A duas etapas do desenlace da história Algarvia, torna-se cada vez mais real a vitória do protagonista Michal Kwiatkowski (OPQ).

Resultados
Etapa 3 Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 0:14:03 [58,078 km/h]
2 Adriano Malori (Ita) Movistar +0:11
3 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:13
4 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:20
5 Alex Dowsett (GBr) Movistar +0:25
6 Jan Barta (Cze) NetApp-Endura +0:28
7 Rick Flens (Ned) Belkin +0:29
8 Thomas De Gendt (Bel) Omega Pharma-Quick Step +0:30
9 Wilco Kelderman (Ned) Belkin m.t.
10 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +0:33
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 9:03:36
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:32
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:38
4 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +1:00
5 Sergei Chernetski (Rus) Katusha +1:03
6 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +1:08
7 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:20
8 Simon Spilak (Rus) Katusha +1:23
9 Chris Horner (USA) Lampre-Merida +1:24
10 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:25

Resultados aqui
Em seguida, fotos gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough

Michal Kwiatkowski (Foto by ©NigelGoodenough)
Alberto Contador (Foto by ©NigelGoodenough)
Rui Costa (Foto by ©NigelGoodenough)
Edgar Pinto (Foto by ©NigelGoodenough)
Edu Prades (Foto by ©NigelGoodenough)
Tiago Machado (Foto by ©NigelGoodenough)
Daniel Mestre e Henrique Casimiro (Foto by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.