Avançar para o conteúdo principal

Palavras a Sérgio Ribeiro



Não sou dona da verdade, nem tenho pretensão a sê-lo. Mas sou dona do meu pensamento…

Ao longo de vários anos, Sérgio Ribeiro fez-nos vibrar com os seus sprints, as suas pedaladas e a sua forma de amar o ciclismo. Conquistou vitórias, sofreu algumas derrotas, deu espectáculo em todas as corridas em que participou. Grandes ou pequenas, entrava em todas as provas sempre com o espírito de dar o seu melhor e nunca defraudou quem o seguia e apoiava.

É verdade, cometeu um erro em 2007, o qual assumiu frontalmente e pagou por ele ao ficar afastado da modalidade por dois anos. Agora, por alegadas irregularidades no seu passaporte biológico, por parte da ADoP, vê-se confrontado com uma suspensão de 12 anos, ou seja, o fim da sua carreira como ciclista profissional.

Como em todos os casos, não só em Portugal, há quem se aproveite de momentos menos bons para proveito próprio, talvez pela busca de protagonismo, o que no jornalismo e na vida não é ético. No entanto, os últimos tempos têm sido conturbados no mundo ciclista e os egos superiorizam-se aos valores éticos, esquecendo totalmente que por detrás de uma notícia está uma pessoa, um ser humano.

Dirijo-me a esse ser humano, à pessoa de Sérgio Ribeiro… Há muito que o admirava enquanto ciclista e, desde há pouco mais de um ano que o conheci pessoalmente, admiro-o enquanto pessoa. Hoje, nada mudou. Em momentos difíceis há que mostrar-se transparente e não ficar no limbo de ter a opinião que mais convém num determinado momento. Sou transparente e como comecei por dizer não sou dona da verdade, mas sou dona do meu pensamento e este está ao lado de Sérgio Ribeiro, hoje e sempre.

Ficam aqui as palavras de Sérgio Ribeiro à Agência Lusa [02-08-2013]:
«Estou de consciência tranquila. Tentei sempre defender-me neste caso com a maior clareza possível, a consultar médicos, hematologistas, médicos peritos no passaporte. Tenho relatórios em meu poder que me dizem que o meu passaporte é perfeitamente normal, é de um desportista normal. Estou de consciência tranquila, agora estou muito triste. Isto arruína completamente com a minha carreira, com a minha vida.»
«Não temo nada. Infelizmente, estou a passar por isto. Estas pessoas parecem que brincam com a vida de uma pessoa. Levantam suspeitas, provavelmente é de y e de z, não me afirmam nada com certezas. Tenho relatórios meus que dizem que o meu passaporte é super normal. Os peritos da ADoP dizem que é anormal. Eles é que mandam. Como é que eu me vou defender quando quem manda não aceita as justificações mesmo que sejam médicos especializados no assunto?»
«O que eles dizem é que estiveram a analisar o meu passaporte biológico e que é altamente provável que as variações, que não sei quais são, podem ser por métodos ou vias ilegais. Quando fui confrontado com isso - estamos a falar de análises de 2011 – recorri aos meus médicos, a pessoas que me pudessem dar alguma segurança para me saberem explicar o que se estava a passar. E pensando o que tive, vírus, etc., nessa data chegaram à conclusão que não faz sequer sentido.»
«Em 2007, assumi, porque sou homem suficiente. Nunca precisei de andar a mentir a ninguém. Cometi esse erro, ponto final, assumi e tive um castigo merecido. Não posso andar a vida inteira a ser condenado e apontado por um erro do passado. Agora depois de tantos controlos, não me apanharem substância nenhuma... não sei o que pensar.»


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.