Avançar para o conteúdo principal

Ana Azenha, a promessa confirmada do ciclismo luso



Ana Azenha é uma promessa confirmada do ciclismo luso. Em cada pedalada desfila elegância feminina num desporto cada vez mais aberto ao talento das mulheres e não somente dos homens.

A corredora nascida em Coimbra faz da Estrada o seu desafio superado e da Pista um habitat natural. Em ambas as vertentes parece ter descoberto há muito o segredo do sucesso… um talento inato sentido desde pequena e começado a pedalar aos 7 anos de idade na Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.


A progressão foi sendo notória e em cadete já brilhava nas linhas de meta defendendo as cores da espanhola CC Spol. Com esta formação, aos 15 anos conquistou a primeira Taça de Portugal, repetindo o feito no ano seguinte com o luso Bike Clube de S. Brás. Paralelamente piscava o olho aos lugares do pódio em provas regionais de XCO.

Mas a maior mudança na vida da ciclista ocorreu em 2010, mais precisamente em Setembro quando ingressou no Centro de Alto Rendimento de Anadia. Aqui, a Pista entrou na sua vida para não mais sair e, desde esse momento, Portugal viu uma estrela crescer a pedaladas largas rumo àquela que pode vir a ser a atleta a fazer história no ciclismo português. Velocidade e perseguição individual pareciam não ter segredos para a conquista de títulos nacionais, mas logo todas as disciplinas se renderam nos anos seguintes ao talento de Ana Azenha. A nível internacional, conseguiu o excelente segundo lugar em scratch no Campeonato da Europa em juniores, ao mesmo tempo que arrebatou títulos na Estrada, como o Campeonato Nacional de Fundo em júnior e o segundo lugar em Contra-relógio.

2012 foi o ano de afirmação em elite e 2013 não está a ser diferente… Campeã Nacional em Pista, vencedora da Taça de Portugal de Pista e de Estrada, soma também a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Contra-relógio e a vitória da centenária Subida à Glória, uma escalada de 265 metros na histórica Calçada da Glória, em Lisboa. A sua casa continua a ser o Centro de Alto Rendimento e, actualmente, com as cores do Clube de Ciclismo da Bairrada demonstra através do seu rico palmarés a perfeita conexão entre Pista e Estrada, vertentes do ciclismo que, interligadas, fazem de uma boa atleta uma corredora ainda maior.

Trabalha pelos seus objectivos, pedala pelos seus sonhos, sorri pelas metas conquistadas… aos 20 anos, esta é a lusa Ana Azenha!
 

[Fotos: Facebook Ana Azenha]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.