Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal… “Uma aventura no país real”





85 anos, 74 edições, vencedores e não vencedores, sprints e escaladas, lágrimas de alegria pelas vitórias, lágrimas de dor pelas quedas… Depois de tantos anos, a Volta a Portugal continua a fazer-nos sonhar.

"Uma aventura no país real". As imagens reflectem verdadeiramente o país real… Ao longo dos anos abandonámos o campo e convergimos para as grandes cidades, a população passou da proximidade e do contacto entre si para um afastamento e desconhecimento até de quem é nosso vizinho, as redes sociais substituíram as conversas nos cafés. A Volta a Portugal espelha todas estas mudanças. De três semanas passou a 11 dias, do norte ao sul passou a norte e centro. Menos público, menos etapas, menos território percorrido. A somar às dificuldades económicas, o país mudou, as suas gentes mudaram e a Volta simplesmente adaptou-se. Mas continua a pulsar vida, está mais pequena em duração, mas permanece grande na sua espectacularidade. Os heróis de antigamente são honrados pela grandiosidade dos heróis da actualidade.

A sua magia persiste nos protagonistas que continuam a fazer da nossa Grandíssima a mais bela das corridas. Se assim não fosse, quem segue e ama esta corrida não sentiria as emoções que sente… chorar pela vitória do ciclista, ver cerrar o punho pela conquista sofridamente alcançada e sentir na pele o arrepio daquela última pedalada quando passa a linha de meta. O grito da vitória é também gritado no nosso pensamento e se algum corredor cai e sente a dureza do asfalto, nós sentimos igualmente a dor na nossa alma. Tudo isto tendo como cenário um país 'quizá' um pouco desencantado com o presente, mas sempre encantado pelas paisagens por onde a Volta pedala. Muito tem mudado, mas a beleza das nossas terras não.

A Volta a Portugal pulsa dentro de cada um dos ciclistas do pelotão, pulsa em cada um dos fãs que sai de casa para o ver passar bem perto e sentir a sua adrenalina, pulsa em cada apaixonado que através do ecrã da televisão vibra a cada quilómetro percorrido.

O coração bate por ti Grandíssima, a mais bela de todas as voltas, porque é nossa, porque engrandece os nossos heróis do asfalto. Nomes? Impossível destacar um. Todos tiveram um papel no desenrolar desta história narrada em 74 edições. Cada ciclista, do passado e do presente, português e estrangeiro, vencedor e não vencedor... Todos fizeram e fazem da Volta a Portugal uma inesquecível aventura no país real.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.