Avançar para o conteúdo principal

Traços positivos da Clássica Aveiro-Fátima


A Clássica Aveiro-Fátima/Troféu LabMed foi para a estrada no dia 17 de Março. Delineamos aqui alguns traços positivos da corrida...

Os ciclistas da Carmim-Tavira enfrentam as dificuldades actuais da equipa com o espírito guerreiro de sempre. O 2º lugar de Daniel Mestre vem comprovar o valor desta equipa, para quem ainda tivesse dúvidas. Bruno Sancho já não surpreende ao terminar nos primeiros lugares (8º na geral), pois está com uma performance cada vez melhor de prova para prova.

Da LA Alumínios/Antarte, António Carvalho e Rafael Silva chegaram este ano à equipa e em início de temporada encontram-se entre os melhores. 4º e 9º lugar para os recém-chegados ao escalão profissional.

A estreante esquadra continental, OFM-Quinta da Lixa, arrebatou todas as classificações intermédias – metas volantes, montanha e melhor equipa. O regresso de Mário Costa (vencedor da montanha) ao pelotão nacional é um ganho para o ciclismo e a chegada do talento espanhol Edu Prades (vencedor das metas volantes e 7º na geral) é uma aposta certeira por parte da equipa.

A participação da Selecção Nacional Sub-23 é uma mais-valia, particularmente por ser uma possibilidade para os corredores participarem em mais provas e o pelotão nacional estar mais completo na estrada. Mais ainda, é uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento dos ciclistas mais jovens e verificar como trabalham em equipa para representar o país em provas internacionais.

Os Sub-23 a correr em Equipas de Clube nacionais começam a aparecer na classificação geral ao 15º lugar pela mão de Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM), ocupando deste modo o 3º lugar de melhor jovem em prova, apenas superado pelo belga Nikita Zharoven (3º na geral) da Zappi’s e pelo internacional português a correr pela Selecção Nacional, Rafa Reis (5º na geral) da Ceramica Flaminia-Fondriest. De destacar também a 4ª posição pertencente a Ricardo Vale (16º na geral), no seu primeiro ano pela equipa continental Rádio Popular-Onda depois de ter militado em 2012 na Maia/Bicicletas Andrade, equipa que ocupa o 5º lugar com Hélder Ferreira (32º na geral).

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.