Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Alentejo – 1 Etapa


O que tantos esperavam aconteceu... a bela ‘Alentejana’ começou com uma saborosa vitória portuguesa. O pelotão nacional tem talentosos trepadores, mas ver o triunfo no alto do Marvão sorrir a Daniel Silva é a imagem perfeita para se ficar deste dia. Os momentos finais prendem a respiração a cada pedalada rumo à vitória.

No ciclismo, cada corredor faz diferença. Cada um tem a sua forma de correr, de conquistar os aficionados pelo seu carisma ou simplesmente pelo modo como se entrega a cada corrida. No pelotão nacional encontram-se vários ciclistas que, numa mescla de simpatia e duro empenhamento a este desporto, fazem com que o ciclismo português se torne ainda mais apaixonante, valorizando o interesse das corridas lusas em relação a muitas corridas internacionais. Daniel Silva, da Rádio Popular-Onda, é um dos heróis que contribuem para esta realidade.


Quando se perde o olhar pelo final da etapa [por escassos minutos a que temos direito de ver ciclismo na televisão portuguesa], há dois nomes que também não passam despercebidos... David Livramento, o rosto da Carmim-Tavira que levou para a subida ao Marvão toda a garra de querer voltar a ver o povo tavirense vibrar com as vitórias da equipa. Alex Marque, o galego que já nos habituou ao longo dos anos à sua sagacidade na estrada, hoje mostrou que continua igual a si próprio na OFM-Quinta da Lixa.

Uma perda para qualquer espectador... não ter a oportunidade de ver o cruzar da meta do 15º corredor. Frederico Figueiredo, um jovem de 21 anos em crescente evolução na Liberty Seguros/Feira/KTM, que terminou esta etapa exactamente no mesmo lugar alcançado na recente Clássica Aveiro-Fátima.

Curtas sensações da curta transmissão televisiva. O ciclismo merecia mais atenção e respeito, não só na estrada, mas também nos meios de comunicação social.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.