Avançar para o conteúdo principal

David Rosa a caminho da profissionalização


David Rosa esteve hoje em directo no Desporto 2 [RTP2] e algumas das suas palavras ficaram no nosso pensamento, não só pela sua importância como também pela mostra de carácter do Tetra-Campeão Nacional Elite de XCO.

O que distingue os grandes campeões é a forma como valorizam todos aqueles que fazem parte das suas vitórias. Para além do grande atleta que é, David Rosa distingue-se igualmente pela generosidade que lhe é característica. Ao recordar um pouco o que viveu para chegar aos Jogos Olímpicos de Londres, reconheceu o duro percurso pedalado. «Foi um trabalho de dois anos, não só meu. É importante realçar isso. A classificação olímpica é o somatório de pontos dos três melhores atletas de cada país. Comigo também estiveram a pontuar o Mário Costa, o Rúben Almeida e o Tiago Ferreira durante esses dois anos. O que nós todos tivemos de passar para atingir os pontos necessários... No meu caso, embarquei até em viagens em autonomia à Turquia». Sozinho, sem falar a língua nativa, o betetista teve de fazer frente a todas as adversidades, inclusive as mais caricatas, como recorrer ao Google Tradutor para conseguir pedir o jantar! Apesar de algumas dúvidas que, por vezes, lhe assombravam o pensamento, nunca desistiu e deu «tudo o que tinha para conseguir que Portugal se qualificasse».


Graças à sua excelente participação nos Jogos Olímpicos, com o 23º lugar alcançado, hoje trabalha para se profissionalizar, algo inédito no panorama nacional a nível do BTT. Para tal, conta com «muitos parceiros que me ajudam a fazer um calendário mais ambicioso, com vista a participar em algumas Taças do Mundo. Este processo todo de qualificação para os Jogos teve uma exigência muito grande, tanto a nível de treino como a nível pessoal, e eu disse para mim mesmo: “depois de todo este trabalho, o mínimo que eu posso pedir é a profissionalização”». Deste modo, em 2013, uma das metas fundamentais é a defesa do título de campeão nacional, não esquecendo a importância das provas de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O objectivo passa por «fazer o calendário nacional, mas dar um passo mais à frente e durante essas provas que eu fizer, mostrar confiança ao Seleccionador e às pessoas da Federação que podem apostar em mim para os Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo».

A finalizar, deixou uma importante ideia relativamente à realidade do BTT português: «Temos muitas equipas que fazem um trabalho essencial, que é a captação de muitos atletas para irem às provas. No entanto, acho que faz falta uma equipa profissional com 3-4 atletas, que leve esses atletas às Taças do Mundo, às provas mais importantes e que os profissionalize de forma a que eles vivam de e para o BTT, que é uma modalidade de alta competição, uma modalidade olímpica e com exigência».

Como nota final, agradecemos ao Campeão David Rosa todo o seu trabalho e dedicação ao desporto mais apaixonante do mundo e por engrandecer o nome de Portugal no estrangeiro. Igualmente importante, felicitar pelo novo patrocinador. A empresa Eduardo Marques & Rosa, de Fátima, junta-se à Movefree, Liberty Seguros, Suplementos24.com, Cofides e Amilcareis no apoio a este grande atleta português.

[Correcção: a profissionalização no BTT não é inédita em Portugal, exemplo o atleta Nélio Simão]
[Foto: Facebook David Rosa]
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.