Avançar para o conteúdo principal

Chapeau Tiago Machado!


Tiago Machado (RadioShack-Leopard) esteve estes dias a participar na corrida belga Driedaagse van West-Vlaanderen com Nelson Oliveira. Três dias de muito trabalho para a dupla lusa, que conseguiu terminar a prova com um excelente resultado.

Logo no primeiro dia, Tiago Machado surpreendeu com um grande desempenho no prólogo de 7 km em contra-relógio individual. O segundo melhor tempo alcançado proporcionou-lhe ser considerado pela equipa como o líder para os dias seguintes, segurando a segunda posição na primeira etapa de 175,4 km e terminando no último dia no quarto lugar da geral, ao fim dos 181,8 km da segunda etapa.

O ciclista do Minho tem vindo a demonstrar que esta pode ser, verdadeiramente, uma temporada para recordar. Nas provas realizadas em Portugal, alcançou o Top 10 na Prova de Abertura, pela Selecção Nacional, e na Volta ao Algarve. Em ambas as corridas podemos observar o Tiago atacante de sempre, característica da sua forma de correr, embora estejamos a notar, desde 2012, uma progressiva mudança nessa mesma forma de atacar... mais coerente, mais pensada, com um olhar observador em relação aos adversários e ao momento de o fazer. Nas provas internacionais os resultados são igualmente brilhantes neste início de ano... 9º no Tour Down Under e o 4º lugar hoje em Flandres, muito devido ao extraordinário contra-relógio efectuado. Neste ponto, Tiago tem ganho bastante com a evolução técnica ganha nas últimas temporadas. Torna-se evidente, através dos resultados alcançados, todo o trabalho que tem desenvolvido em matéria de contra-relógio. Observamos a sua transformação para um corredor cada vez mais completo, que pode vir a disputar o pódio de uma grande Volta, se tiver a seu lado uma equipa focada nesse objectivo desde o início das três semanas. Uma prova desta natureza não se ganha sozinho ou sem um líder predefinido.

Se somarmos a estes resultados o facto de liderar no mês de Fevereiro o Ranking de Ciclista do Ano da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, podemos dizer: “chapeau” Tiago Machado!

Resultados Driedaagse van West-Vlaanderen:
Prólogo:
1.Kristof Vandewalle (Omega Pharma-Quick Step) 0h08m09s
2.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) a 08s
32.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) a 26s

Etapa 1:
1.Danilo Napolitano (Accent Jobs-Wanty) 4h06m12s
77.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) m.t.
114.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) m.t.

Etapa 2:
1.Gerald Ciolek (MTN-Qhubeka) 4h19m01s
49.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) m.t.
63.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) m.t.

Geral Final:
1.Kristof Vandewalle (Omega Pharma-Quick Step) 8h33m22s
2.Tobias Ludvigsson (Team Argos-Shimano) a 06s
3.Niki Terpstra (Omega Pharma-Quick Step) a 07s
4.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) a 08s
21.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) a 27s

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro